segunda-feira, 10 de dezembro de 2007

Uma Importante Confissão

Tenho que confessar. Já não agüento mais carregar esse segredo. É uma confissão deveras complicada. Vergonhosa, até.
Eu nunca ganhei gincana!!!
Pronto. Confessei. Depois de muito tempo sem revelar a ninguém, confesso a todos vocês, meus leitores. Estou até me sentindo mais leve.
Já imagino a reação do Gordo, meu amigo desde os tempos lá da Sete de Setembro. Ele sempre me respeitou como gincaneiro. Deve estar escondendo seu rosto, agora e falando baixinho: “Que vergonha, que vergonha!”.
Não duvido de que ele me ligue pra saber se é verdade. Sim Gordo, é a mais pura verdade.
E tem mais... (agora ele deve estar em pânico) , nas duas escolas em que estudei ,tinha muita disputa pela gincana, rivalidade mesmo. Toda uma cultura e um misticismo que envolvia a gincana. No Fundamental, entrei em equipes fracas e nunca fomos além da expectativa. Já no Ensino Médio entrei na atual campeã. Perdi. No segundo ano, entrei na que eu tinha visto ganhar no ano anterior. Ganhei bastante prestígio na equipe, tive certa liderança, participei de quase todas as tarefas. Perdemos. No ano seguinte, a equipe campeã me convidou a integrar seu grupo. Aceitei. Com créditos, lá dentro fui um dos líderes. Fomos roubados. Descaradamente roubados, vergonhosamente roubados. Perdemos. Perdi de novo. E desta vez merecia erguer a tão desejada taça.
A essa altura, o Gordo já se comoveu com a minha saga. Mas e os outros? Quantos companheiros eu repreendi, cobrei mais empenho. Eles tiveram medo de discutir comigo- bem sei- porque achavam que eu sabia como ganhar gincana e os conduzia a isto. Claro que fui importante às equipes, sem sombra de dúvidas, mas fui também um baita pé-frio.
Esse ano me convidaram novamente, mas eu gosto tanto desta equipe que prefiro só ver. E de longe.

Nenhum comentário: